31 de julho de 2007

QuEm cONta uM coNTo, aCresCEntA Um PonTo




3ª Teoria


Um passeio até ao jardim da Praça Central sabe muito bem, sobretudo se os termómetros estiverem acima da linha do horizonte. As arvores fazem cá uma sombrinha… Tem tantos plátanos tantos «velhos no banco de jardim».
Para espanto do Gustavo, e entre pessoas conhecias e desconhecidas, a andar e sentadas, estava um desses «velhotes» como a «juventude» chama. Está sentado num banco, aquele que fica perto do chafariz. Charneca sempre achou aquele sítio o mais fresco de entre todo o parque, e o tio Luís como já sabia disso já lá estava a guardar lugar.
O «Ti Luís» para ele é um grande poço de sabedoria, aliás, ele desconfia que seja um poço sem fundo, porque sempre que a conversa entre ambos acabava era porque o Charneca tinha de ir-se embora. Ele não tinha todo o tempo do mundo ao contrário do tio, mas até que gostava muito de o ouvir, devido à grande capacidade de dramatização ao contar uma história. Quase que se lhe podia chamar o Homero do banco de jardim…

… [novamente reticências]

Desde o início da tarde que o tio Luís desbobinava as melindrosas histórias. É incrível como para ele tudo tem uma lógica. O Charneca delicia-se com a narração das lendas vivas que são os episódios da vida do tio. Os seus tempos de infância são sempre qualquer coisa de épico. Será que o tio não coloca uns adjectivos a mais? – Pensa.
Depois das despedidas, a Charneca vai sempre a pensar no que ouviu. Risse e pensa. E muitas vezes acha que o tio gosta de eternizar a sua história. É um pedaço de si que não vai para a cova. Afinal, ele faz aquilo que todas as civilizações fizerem: memórias… porque é-se mais forte e poderoso quanto mais se falar da nossa identidade. Então, todos nós buscamos um pouco de eternidade. E a vulgaridade por si só não chega, tem de haver um pouco de mito na nossa história. Fica mais fixe!... – Diz para si enquanto abre a porta de casa. Fecha a porta mas não esquece o que o dia lhe proporcionou.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails