8 de agosto de 2007

PetEr Pan


Eu já tenho 20 (vinte) anos. Parece mentira, penso eu, 20 (vinte) anos?.. Uiiii…
O tempo passa, e passa depressa, deixando, algumas vezes, a impressão que passou por nós…

Assim pensava, quando me lembrei do que me ensinou Peter Pan sobre este assunto e resolvi, na linha do que tinha prometido fazer, falar-vos de mais estes “macaquinhos”.

Quem é Peter Pan?
Bem, … Peter Pan é um tipo magricelas e altinho, todo vestido de verde e de barrete à Robin Hood com uma pena de índio enfiada na ponta.
Vive na Terra do Nunca, e lidera um pequeno grupo de rapazes que têm uma particularidade muito interessante: não crescem...
Para que é que Peter Pan interessa?
Aparentemente, Peter Pan é uma história que diz apenas respeito aos pequeninos. Mas já diz o ditado: aparências iludem!!
Na verdade, a Terra do Nunca diz respeito aos “pequenos” porque a fantasia, a alegria e a aventura eterna dizem-lhes respeito. Mas, se repararmos, “os pequenos” estão fartos de ser pequenos! Tão fartos, que desejam saltar por cima de alguns anos e tornarem-se adultos de imediato!

Já aos “grandes”, a Terra do Nunca interessa muito mais do que aparenta, pois são estes que desejam saborear calmamente e, se possível, parados numa eterna juventude, todos os restantes anos da sua vida.
O que Peter Pan ensina?
A história exalta a fantasia, a alegria e a aventura eterna dos tempos de infância e de juventude. Mas, não se limita a mostrar encantos e também descreve os ângulos perigosos da fantasia (não fosse existir na Terra do Nunca um terrível Capitão Gancho), especialmente aquele, pelo qual a fantasia nos prende eternamente nela, e é aqui que se começa a desenhar a verdadeira “moral de toda a história”.
A maravilha do mundo ideal é “maravilhosa”, mas quase nunca é real! E, quer queiramos ou não, é o real que existe!
É por isso que Wendi quer voltar a Londres, de onde partiram. Porque é lá que está tudo e todos os que amamos.

Vinte anos depois de nascer, confesso, tenho pena de, em algumas situações, ter vivido como vivi! Custa-me desculpar-me de não ter sido mais aventureiro, mais atrevido, ou mais ajuizado e comedido - conforme as situações.
Contudo, de Peter Pan aprendi que não vale a pena ficar preso ao que de fiz de errado, sonhando com como teria sido a minha vida se isto, ou aquilo, tivesse sido diferente!
O importante é olhar em frente tentando não bater com a cabeça nos mesmos locais!
Como diz o Jorge: Quando reclamas, ou te lamentas, já estas a perder o tempo que poderias utilizar para melhorar!...

Viva os meus 20 anos, e que venham os 21 (vinte e um)!...

3 comentários:

André (um dos que aparece no G.J.) disse...

Eu, por acaso, passei 1 fase em que olhava demasiado ao passado e ao futuro e não tanto ao presente. Era um pouco perfeccionista (um pouco a favor) então olhava para os erros do passado e recriminava-me a toda a hora por isso e às vezes isso tornou o presente e o futuro mais complicados e mais tristes porque, o facto de eu ser perfeccionista demais, fez com que muitas pessoas se afastassem de mim porque não aceitava com bons olhos os meus erros, nem mesmo para aprender com eles. Hoje, graças a conversas que meteram palavras como as deste post com pessoas como vocês, aprendi a não ser perfeccionista e a encarar os erros como maus meios que ajudam a atingir bons fins, isto é, aprender com os erros, não os voltar a cometer e passar a usar bons meios para alcançar ainda melhores fins.

Um abraço

André (um dos que aparece no G.J.) disse...

Esqueci-me de dizer: hoje sei dar o valor aos meus erros do passado, não os cometer no presente e viver o mesmo mais intensamente para poder obter melhores resultados no futuro!

Um abraço

Manel disse...

Ora bem, é o que eu costumo dizer com: aprender com as cabeçadas na parede!.. Acho isso muito saudável! E digo mais, deixaria os bebés todos baterem com as cabeças nas paredes várias vezes até aprenderem que doi!.. Porque depois, quando forem grandes, até se riem disso!
O problema é que, nos nossos dias, alguuns "bebés" batem contiuamente com a cabeça na parede sem se aperceberem que doi sempre...
Felizes aqueles que conseguem rir e aprender com as cabeçadas..

Related Posts with Thumbnails