28 de junho de 2007

voLtem A conTaR_Me as HISTórias dE PUTo! pff...

Concordo com o Júlio! (uMa ViDa...)
É sempre bom e agradável relembrar os velhos tempos de infância, as nossas asneiras de crianças e os respectivos castigos, os tempos em que ainda havia pela frente todo o tempo e o mundo todo para explorar! Não é?…

Não há muito tempo tive oportunidade de relembrar alguns dos desenhos animados que, quando era miúdo, enchiam o meu imaginário. Podia enumerá-los, mas já assim me acusam de me estender demais, quanto mais se o fizesse!...
Interessante notar é que, "quase" adulto que sou, muitas vezes tomo as atitudes dos "bonequinhos" que vi, e que me comporto como eles. É claro que, aqui, a relação causa efeito está errada. Eu não me comporto como eles, eles é que foram criados para me transmitir aquilo que eu devia aprender: coragem, honra, verdade, humor, asneiras também, etc. :p) … Fica a ideia…
[Um destes dias hei-de falar-vos daquilo que esses bonequinhos nos têm para dizer. Tema muito interessante que se abordasse aqui me levaria outra vez para os quinhentos metros de post… Não posso! – Tenho de me conter!]
No entanto, gostaria de vos pôr desde já a pensar (se bem vos lembrais esse é exactamente o fim deste blog) …
Sensibilizado pelo que aprendera com os "meus macaquinhos", deitei um olhinho aos desenhos animados e à programação infantil destes dias e fiquei perplexo! Alguém sabe o que é que se aprende com uma hora diária de “As Navegantes da Lua”, de “Powerpuff Grils ” ou de tantas outras séries, principalmente chinesas, das quais nem consigo fixar o nome? E, vamos mais longe, com os “Morangos com Açúcar”, ou com a “Floribela”?
E, pergunto ainda, supondo que alguém consegue encontrar algum teor apreensível no meio de tudo aquilo, será que o devíamos aprender? Vale a pena o esforço, ou até são mais as asneiras que as virtudes que podemos aprender? …
Digam-me, se é que sabem, por favor; porque eu não consigo perceber!
É verdade que as crianças têm uma imaginação que todos nós “quase” adultos já perdemos, e que descobrem tesouros onde aparentemente nada há; mas e não me venham com a história de que os tempos mudam e os gostos também! A minha priminha, que tem dois anos, também se maravilha a ver os desenhos animados que eu via há doze anos…
A diferença? Nuns há muito que aprender, foram feitos de anos de velha experiência e sabedoria do senso comum e da filosofia; os outros tem de manter as audiências e render aos produtores.

Bem, quanto a mim, deixem-me ver os clássicos…

2 comentários:

André Alberto disse...

É hora de revolução!!! Das pacíficas, é claro (se não, lá se vai o que aprendemos com os tais clássicos), mas das mais sérias que possam existir! Estamos numa de "entreter meninos"... Lá se foi o tempo do "educar meninos" (entretendo-os, curiosamente...). Não será a chave-mestra (ou uma das...) para a mudança desta realidade adversa que enfrentamos? Os putos, na sua generalidade, não têm a sensibilidade que sempre fez os grandes homens, que fez os nossos avós, os nossos pais... Falta garra, gosto pela vida, entusiasmo e alegria... "De pequenino se torce o pepino"!
Não sou pessimista, sei que há muito de belo e de bom no mundo de hoje, no nosso mundo... Mas neste momento não estou a debruçar-me sobre isso. Fá-lo-ei!

Interessa-me, por agora, fazer notar que o investimento que pusermos nas crianças e adolescentes de hoje, resultará em óptimos frutos nos homens de amanhã!

Anónimo disse...

Não posso deixar de assinar o que dizem o Emanuel e o André. Até porque, sempre que posso e mesmo tendo ultrapassado os 18, de quando a quando ainda me deito no sofá e só descolo do ecrá quando os desenhos animados acabam. Os antigos, claro! Continuam a entreter-me, a surpreender-me, a animar-me. No fundo, são úteis e actuais. É que são mesmo animados!
Mas séries como a Floribela também têm a sua utilidade, não quero que pensem o contrário. Se algum dia trabalhar numa polícia inquisidora, ou algo do género, será uma óptima tortura a utilizar em casos extremos. Ando a pensar começar a gravar os episódios.
Talvez vá até alternando com os morangos...
E um bocadinho de wrestling, hã??
Assim só pra não deixar margem de erro.
Sacava qualquer segredo...

Related Posts with Thumbnails