22 de junho de 2007

o qUE é SEr pobRe...

Um pai, muito bem colocado na vida, querendo mostrar ao seu filho que é ser pobre, levou-o a passar uns dias com uma família de camponeses, onde ele esteve 3 dias e 3 noites.
No carro, de regresso à cidade, o pai perguntou-lhe: - Como foi a tua experiência?
- Foi boa -, respondeu o filho, com o olhar perdido à distância.
- E o que aprendeste? - Insistiu o pai.
O filho respondeu:
1 - Que nós só temos um cão e eles têm quatro.
2 - Que nós só temos uma piscina com água tratada, que ocupa apenas metade do nosso quintal e eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde há peixinhos e outras belezas.
3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar o nosso jardim, enquanto eles têm as estrelas e a lua para os iluminar.
4 - Que o nosso quintal chega até ao muro e o deles chega até ao horizonte.
5 - Que nós compramos a nossa comida e eles cozinham a deles.
6 - Que nós usamos microondas, enquanto que tudo o que eles comem tem o delicioso sabor do fogão a lenha.
7 - Que nós ouvimos CD's... e eles ouvem uma perpétua sinfonia depássaros, sapos, grilos e outros bichinhos... tudo isso, às vezes, acompanhado pelo catito canto de um vizinho que trabalha a terra.

8 - Que, para nos protegermos, vivemos rodeados por um muro, com alarmes... e eles vivem com as suas portas abertas, protegidos pela amizade dos seus vizinhos.
9 - Que nós vivemos 'conectados' ao telemóvel, ao computador, à televisão e eles estão 'conectados' à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família...
10 - ....
E terminou: - Obrigado, pai, por me ter ensinado o quanto somos pobres!

Conclusões:
A cada dia que passa, estamos mais pobres de espírito. Preocupamos-nos com TER, TER, TER, E TER CADA VEZ MAIS, em vez de nos preocuparmos com SER, SER cada vez mais, SER cada vez melhor, SER verdadeiro, SER livre, SER completo.

Ao fim e ao cabo parece que Jesus tinha razão, Benaventurados os pobres, porque deles é o Reino dos Céus...(sabeis o que é o Reino dos Céus, certo? - Não? Lede a Cidade de Deus de Santo Agostinho)
[texto adaptado de um e-mail]

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails