21 de outubro de 2009

sOmos biChiNhos dE vER, ouvIr e senTiR. MAs...

tudO Tem o seU AVeSso...

Pois é!

O MunDo entra-nos assim, de repente e sem cerimónias, pelos olhos, pelos ouvidos e pelo tacto. Dizer ao contrario é demagogia! Quer queiramos quer não, é por estes sentidos que temos a primeira e extraordinariamente marcante experiência “de” e “do” existir. É!

Ora, isto não é nada de anormal. Trata-se de algo natural, e portanto, naturalmente inocente. Algo sobre o qual nós não fomos chamados a optar e, portanto, algo sobre o qual ninguém nos pedirá responsabilidades. Uma coisa ‘Tão natural como a sua sede’!

Acontece que ser invadido pelo MunDo desta maneira suscita em nós a perigosa ilusão de que nós somos o seu “centro” e “sentido”. É como se nos convencêssemos, mas sem nunca o admitir, de que se nós não estivéssemos cá para ouvir, ver e sentir, então não haveria MunDo. Tal implica, por exemplo, que tu só existes porque eu te vejo, ouço e sinto. E assim se descreve o absurdo cúmulo do egoísmo.

Evidentemente, este cúmulo é tão bizarro que a ideia de o admitirmos como verdadeiro é muito excêntrica e improvável. Não é, portanto, com ele que nos devemos preocupar, mas sim com as pequenas grandes influências que tal perigosa ilusão tem nos aspectos mais simples e corriqueiros da nossa viDa MalUCa.

Daí o subtítulo do post: tudO Tem o seU AVeSso... É que, por vezes, o nosso lado das coisas não é o único lado das coisas. Muitas vezes nem é o melhor lado delas. E tantas vezes está longe de ser o “centro” e “sentido” delas.

Mas sobre isso havemos de falar ainda outra vez! ...

3 comentários:

Manel disse...

"Tudo tem o seu avesso" não é uma ideia minha... Apanhei-a por acaso naquelas mensagens do MSN de uma amiga minha, a Sophia Pacheco. Obrigado Sophia!! :p

Unknown disse...

A ilusão de que nós somos o centro do mundo, está a criar pessoas sós, confusas, perdidas! Não sei qual a solução para estes problemas, mas devemos pensar que não conseguimos viver sem os outros!
O artigo está, como os demais, muito bom!:D
Bj :)

Manel disse...

Obrigado, Ana!

Related Posts with Thumbnails