23 de agosto de 2007

O verÃo, cOMO ele É!..


Verão… Estação perfeita para os políticos aldrabões, porque toda a gente SÓ pensa em férias, praia, sol, descanso, balda, festas…
Eu não sou excepção... Estou de férias e, sinceramente, a última coisa que me apetece fazer é pensar e/ou fazer o que quer que seja de útil. (Daí o Mundo_MaLUco andar tão calminho estes dias!)
Contudo, hoje, ao acordar, tive uma estranha sensação. Calamaria a mais. Não sei precisamente o isso seja, … mas parece que a minha cabeça se cansou de descansar e quer, para variar, fazer alguma coisa de útil… Estranho, não é? … Será que sou o único ou também já vos aconteceu o mesmo?
Fiquei muito preocupado com a minha sanidade psicológica perante o desejo de trabalhar em pleno tempo de férias e resolvi desabafar com algumas pessoas, daquelas mais velhinhas e mais trabalhadoras do que eu. E imaginem o que aconteceu... elas disseram-me que o que senti é uma natural consequência de não fazer coisa alguma!
A receita para “crise de férias” é, segundo eles, fazer alguma coisa de útil durante as férias.
Fazendo um extremo esforço por encadear racional e logicamente meia dúzia de palavras, pensei por uma fracção de segundo e acho que eles, possivelmente, são capazes de ter algum bom bocadinho de toda razão!
Na verdade não me faltam tarefas para cumprir, tarefas que, cheio de boa vontade, no início do tempo de repouso, me propus a realizar com afinco e dedicação! ...
Agora, a questão é a seguinte, e foi por isso que eu resolvi escrever este post: será que alguém podia ser a minha cobaia e verificar, efectivamente, se isso resulta??...

8 de agosto de 2007

PetEr Pan


Eu já tenho 20 (vinte) anos. Parece mentira, penso eu, 20 (vinte) anos?.. Uiiii…
O tempo passa, e passa depressa, deixando, algumas vezes, a impressão que passou por nós…

Assim pensava, quando me lembrei do que me ensinou Peter Pan sobre este assunto e resolvi, na linha do que tinha prometido fazer, falar-vos de mais estes “macaquinhos”.

Quem é Peter Pan?
Bem, … Peter Pan é um tipo magricelas e altinho, todo vestido de verde e de barrete à Robin Hood com uma pena de índio enfiada na ponta.
Vive na Terra do Nunca, e lidera um pequeno grupo de rapazes que têm uma particularidade muito interessante: não crescem...
Para que é que Peter Pan interessa?
Aparentemente, Peter Pan é uma história que diz apenas respeito aos pequeninos. Mas já diz o ditado: aparências iludem!!
Na verdade, a Terra do Nunca diz respeito aos “pequenos” porque a fantasia, a alegria e a aventura eterna dizem-lhes respeito. Mas, se repararmos, “os pequenos” estão fartos de ser pequenos! Tão fartos, que desejam saltar por cima de alguns anos e tornarem-se adultos de imediato!

Já aos “grandes”, a Terra do Nunca interessa muito mais do que aparenta, pois são estes que desejam saborear calmamente e, se possível, parados numa eterna juventude, todos os restantes anos da sua vida.
O que Peter Pan ensina?
A história exalta a fantasia, a alegria e a aventura eterna dos tempos de infância e de juventude. Mas, não se limita a mostrar encantos e também descreve os ângulos perigosos da fantasia (não fosse existir na Terra do Nunca um terrível Capitão Gancho), especialmente aquele, pelo qual a fantasia nos prende eternamente nela, e é aqui que se começa a desenhar a verdadeira “moral de toda a história”.
A maravilha do mundo ideal é “maravilhosa”, mas quase nunca é real! E, quer queiramos ou não, é o real que existe!
É por isso que Wendi quer voltar a Londres, de onde partiram. Porque é lá que está tudo e todos os que amamos.

Vinte anos depois de nascer, confesso, tenho pena de, em algumas situações, ter vivido como vivi! Custa-me desculpar-me de não ter sido mais aventureiro, mais atrevido, ou mais ajuizado e comedido - conforme as situações.
Contudo, de Peter Pan aprendi que não vale a pena ficar preso ao que de fiz de errado, sonhando com como teria sido a minha vida se isto, ou aquilo, tivesse sido diferente!
O importante é olhar em frente tentando não bater com a cabeça nos mesmos locais!
Como diz o Jorge: Quando reclamas, ou te lamentas, já estas a perder o tempo que poderias utilizar para melhorar!...

Viva os meus 20 anos, e que venham os 21 (vinte e um)!...