16 de maio de 2008

cAsaMento?! iNternEt E eXcEl

Ainda se lembram do tempo em que aquando do pedido de noivado se oferecia a primeira aliança, como sinal de compromisso e de mútua responsabilidade, pois bem, agora podem ir tirando essa ideia da cabeça. Quando estiverem a pensar casar (sim, para quê o noivado mesmo???), primeiro certifiquem-se de duas coisas (como se se tratasse de mais uma das dezenas de entrevistas que fizeram à procura de emprego): se com quem vão casar sabem navegar na net e se têm conhecimentos de Excel (“ao nível do utilizador”).
Parece invulgar, mas não… pensando bem, até é o mais lógico. Já viram, se tivessem de comprar aliança, umas flores, até um fato, teria de ser tudo declarado numa lista a entregar para declarar às finanças… E digam lá que o nosso Governo não é nosso amigo, ah?! Pois é claro, de uma só vez resolve toda a questão burocrática. Eu penso que até no CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) estão a pensar dedicar uma série de horas “da formação” a aulas de informática: elaborar tabelas, com aquelas coisas todas de somar várias células e se o resultado for, vamos supor, superior a 10 (para sermos generosos), aquilo declara logo divórcio. Ah, e já estão a pensar colocar aí logo uma alta hiperligação para o site onde em 3 passos se podem divorciar. Já viram?! (Penso que estão ainda a tentar simplificar as coisas)…
Vejam só como temos um governo que pensa em tudo, de facto, cada vez me questiono (ERRO… palavra errada, não aparece no novo acordo ortográfico…) mais, para quê gastar tempo e ter trabalho a pensar, quando temos uns senhores (e duas senhoras, claro, sejamos democráticos… Será que devo fazer mais alguma distinção? Estou confuso…). Dispensam-se questões burocráticas, filas de espera na Loja do Cidadão para renovar o B.I. e mudar o Estado Civil e nos tribunais; ambientais, nada de papel, apenas energia eléctrica (claro que das renováveis: eólicas - se o vento estiver a favor…); económicas, quem nunca ouviu dizer que tempo é dinheiro, pois bem… mais rápido que isso só mesmo fazer um…, bem é melhor não ir por aí… ou talvez fosse melhor aproveitar a imagem, pelo menos enquanto dura; “sindicalistas”, porque não acompanhar a mobilidade no trabalho (termo bonito para precariedade) com a mobilidade nas relações, não deixa de ser sugestiva a ligação entre os dois termos, mas acho que faz todo o sentido… muda-se de carro, de telemóvel, com sorte de trabalho e porque não mudar de “parceiro/a” (mais outro termo interessante e saudosista, tipicamente português, quem não se lembra das grandes partidas de sueca…). Ah, peço desculpa, estávamos a falar do casamento… que tema interessante, até onde a conversa nos leva.
Esta divertida conversa continuará… Fico sem saber se perceberão, desculpem-me escrever em português ainda desactualizado, vou tentar que não volte a acontecer… Mas é sempre chato, lembro-me que sempre que o tentava fazer nos testes de português, a professora repreendia-me deveras…
Vai uma partida de sueca? (hum… acho que já percebi o porquê do termo parceiros… Ora pensem comigo… Sueca!? Diz-vos algo?) Antes de casar pensem bem… ou melhor, não pensem, pode-se estar sempre casado, mesmo entre os divórcios…

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails